Com esse assunto todo de atropelamento da massa crítica de Porto Alegre dia 25/02/2011, eu decidi informar-lhes um pouco sobre esse tipo de evento!!! começando pela Bicicletada!!!
A Bicicletada é um movimento iniciado em 1998 em São Francisco nos Estados Unidos se alastrando depois para o Brasil, Portugal e, mais recentemente, para Moçambique. Inspirado na Massa Crítica, (critical mass), onde ciclistas se juntam para reivindicar seu espaço nas ruas. Os principais objetivos da Bicicletada são divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano.
A Bicicletada, assim como a Massa Crítica, não tem líderes ou estatutos, o que leva a variações de postura e comportamento de acordo com os participantes de cada localidade ou evento. Algumas Bicicletadas apresentam uma forte postura anti-carros, com faixas, cartazes e comportamento que criticam fortemente não só o uso de veículos motorizados como os próprios motoristas. Esse comportamento tende a ser recebido com ressalvas pelos motoristas, que por vezes se sentem agredidos pelos pontos de vista e atitudes dos manifestantes. Apesar disso, não há relatos de confrontos entre ciclistas e motoristas nas manifestações, que são sempre pacíficas.
Por outro lado, outras Bicicletadas têm se tornado cada vez mais criativas, como a Bicicletada da cidade de São Paulo: já há alguns anos, é visível e crescente a tendência de utilizar bom humor[1] e ações mais duradouras para conquistar os motoristas em vez de confrontá-los, mostrando que a bicicleta é um meio de transporte viável, rápido, saudável e prazeroso, além de passar a mensagem de que os ciclistas têm direito a seu espaço nas ruas. Essa nova postura tem mais receptividade com os motorizados e se torna mais interessante à mídia não especializada, resultando em uma exposição maior do movimento e principalmente da idéia da bicicleta como meio de transporte. Em setembro de 2006, a Bicicletada paulistana promoveu, junto com outros movimentos e entidades, várias atividades relacionadas ao Dia Mundial Sem Carros, como o Desafio Intermodale a Vaga Viva. As iniciativas se repetiram no ano seguinte[2][3] e continuaram acontecendo nos anos subsequentes.
O maior mote da Bicicletada é "um carro a menos", usado principalmente para tentar obter um maior respeito dos veículos motorizados que trafegam nas ruas saturadas das grandes cidades.
by wikipédia!!!
Note neste vídeo da Bicicletada de Curitiba (31/01/2009) que ao contrário do incidente de Porto Alegre, a via para automóveis não foi totalmente bloqueada!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário