#5 COMO UMA BICICLETA PODE TE AJUDAR A SUPERAR A CRISE DO COVID 19

Bicicletas Contra a Crise?

O momento atual que estamos passando, com crises econômicas, políticas e pandemia mundial, exige que tenhamos muitos cuidados, mas infelizmente não existe um consenso sobre quais cuidados realmente devemos tomar. Nosso país tornou politico um assunto de saúde, e nós ficamos na linha de fogo esperando eles dizerem o que devemos fazer (???). De fato, é uma situação confusa, eu me chamo Leandro Roedel, sou empresário no ramo de ciclo logística, instrutor de mecânica de bicicletas e proprietário deste blog, o BCCN Brasil, eu gostaria de levantar uma discussão sobre este tema e deixar a minha opinião sobre como a bicicleta pode nos ajudar a superar essa crise, portanto, vamos aos fatos!


Recomendações de Prevenção

O que chega ao conhecimento de todos é que o vírus Covid 19 (que como bons brasileiros, até já apelidamos, o Coronga), é transmitido pelo ar, e não demonstra sintomas pelas primeiras duas semanas, tornando muito difícil seu controle, e literalmente, parando o mundo todo numa quarentena global (que descobrimos não se tratar de 40 dias, quem diria), por estes motivos, as recomendações de saúde incluem uso de máscaras, distanciamento social, higiene pessoal e de itens (ou locais) de uso comum. A promessa é que se todos cumprirem estas recomendações o vírus para de circular e tudo volta ao normal. Seria lindo se funcionasse assim, mas isso poderia ser chamado de utopia, visto que cada cidadão tem suas condições especificas, e nem todos podem jogar com as mesmas cartas.


As Necessidades da População

Tradicionalmente, o povo brasileiro em grande maioria aprendeu de pequeno que devemos estudar, arranjar um emprego, financiar um bom carro, uma boa casa, e depois curtir a aposentadoria, é uma visão da realidade que considero um pouco distorcida, mas não sou coach e nem quero entrar neste assunto, apenas acredito que este fator tenha contribuído muito para a situação atual, onde a grande maioria das pessoas não tem preparo algum contra algum fator externo que possa atingir a principal fonte de renda da família, não possuem uma reserva financeira de emergência, não possuem investimentos em nenhuma outra fonte de renda, o clássico colocar todos os ovos numa cesta só, isso implica diretamente numa situação de pandemia, onde simplesmente a fonte de renda da grande maioria das pessoas teve que ser fechada, mesmo que temporariamente. Por conta das necessidades financeiras muitas pessoas simplesmente não podem parar de trabalhar, não podem ficar em casa, percebam, eu não disse que não querem, eu disse que não podem! É fácil julgar quando uma pessoa nã faz o mesmo que você, mas é necessário entender que no jogo em que estamos, nem todos tem as mesmas cartas.


Soluções Práticas para Problemas Complexos

Entendidos que a situação das pessoas é diferente, e que a grande maioria não tem preparo para cumprir tais regras da forma proposta, chegamos ao momento de fazer uma coisa interessante: pensar! É o momento que pegamos as recomendações coletivas, e aplicamos individualmente para cada situação, com isso percebemos que da recomendação geral de distanciamento social, nem todos podem acatar, mas boa parte pode amenizar, exemplo disso é a necessidade de deslocamentos, se considerarmos como anda o trânsito das grandes cidades do nosso país, e que o transporte público funciona na base da aglomeração, precisamos buscar alternativas:

Sair do ônibus e ir para o carro?
- pode ser mais seguro pensando individualmente, mas pensando na cidade como um todo, causaria um colapso no trânsito.

Sair do carro e ir para a moto?
- entre carros e motos temos vantagens e desvantagens, com a moto o problema do trânsito reduz um pouco, mas ainda tem que deixar ela em algum lugar. Também considerando que o aumento de carros e motos, aumenta a emissão de gases tóxicos, o que acaba sendo mais um agravante para a situação.

Sair do carro e ir para a bicicleta?
- considerando as opções possíveis, a bicicleta pode te dar uma autonomia média (considere uma boa opção até 10km de deslocamento, em média), ou até maior em caso de bicicletas elétricas (passando dos 20 a 30km de autonomia), aumentando o distanciamento social, contribuindo para a melhora da imunidade pela prática do exercício físico, e ainda contando com uma enorme versatilidade, podendo ser facilmente adaptada para deslocamento, transporte de produtos, estandes, entre inúmeras outras possibilidades.


Bicicletas Contra o Vírus, na Prática

Em algumas cidades ao redor do mundo, Paris por exemplo, o uso da bicicleta tem sido uma das principais armas no combate aos casos da doença, em algumas matérias podemos ver inclusive, que os respectivos governos tem incentivado financeiramente que a população use as bicicletas, note a grande diferença entre o governo liberar verba para a população agir com segurança, enquanto nosso governo libera verba para a população apenas não fazer nada. Eu sei que para muitos é uma necessidade, mas veja que minha crítica está na diferença entre a forma de encarar um problema econômico, de um lado, investem para que as pessoas trabalhem com segurança, de outro, investem para que as pessoas não produzam, agora considere qual a fonte de receita do dinheiro público, e me diga qual conta não vai fechar.


Quero Agir, Mas Não Sei Como Começar

Bom, se você assim como a maioria não pode ficar em casa, e se concorda comigo que a bicicleta é a melhor saída, vou dar algumas dicas práticas de como você pode encarar este que pode ser um desafio:
Primeiramente, identifique sua necessidade, é apenas de deslocamento? Transporte de produtos? Presta algum serviço e precisa levar ferramentas? Qual é a média de deslocamento necessário? Quais tipos de vias vai utilizar? Só posso sair se tiver ciclovia? Eu tenho uma bicicleta? Qual o tipo ideal de bicicleta para mim? Comprar uma bicicleta de mercado vale a pena? Onde vou comprar uma bicicleta?


Muitas perguntas não? Infelizmente essas nem são todas, e eu não posso responder elas por você, mas a partir do momento que você tiver essas respostas, saberá o que precisa para dar os primeiros passos. O que posso te afirmar é que a bicicleta é muito versátil, e pode se adaptar facilmente à diversas necessidades


Responsabilidade de Quem?

É muito comum para o ser humano arranjar um culpado, ou um responsável, é mais fácil deixar que um governante decida, se der errado você se ferra, mas a culpa pelo menos não é sua, não é? Na minha humilde opinião, devemos assumir nossos riscos e nossas responsabilidades, entenda, isso é completamente o oposto de ser irresponsável e tomar atitudes tolas, mas sim, ter o controle sobre sua própria vida, faça o que precisa ser feito, e seja você o responsável pelos seus atos, não é uma decisão correta de um governante que vai botar nosso país no eixo, mas sim, pequenas decisões acertadas por cada indivíduo, quando a maioria das pequenas decisões forem corretas, aí sim o Brasil toma jeito. Não estamos todos no mesmo barco, estamos todos na mesma tempestade, e cada um precisa lutar com as ondas que estiverem no seu caminho, não deixe que os outros decidam qual o rumo da sua vida.


Minha Opinião

Este texto não tem embasamento científico nem político, eu apenas fiz uma coisa um pouco incomum nos dias de hoje: pensei por mim mesmo. Eu já estou a algum tempo tomando minhas próprias decisões, e adivinha só, eu tenho colhido o que plantei, chega a ser óbvio não? Mas me diga, o que você está colhendo, e quem plantou por você? Este blog trata de assuntos relacionados à bicicleta, e na situação que nos encontramos, acredito que meu conhecimento sobre tal assunto possa ajudar outras pessoas a terem uma melhor qualidade de vida. Conheci a bicicleta como um brinquedo, o presente mais esperado no natal! Vi a bicicleta crescer e se tornar um meio de transporte, hoje ela é vista como um veículo, e vou dar um spoiler aqui: em breve, muito em breve, a bicicleta também se tornará uma ferramenta de trabalho! As bicicletas e seus derivados já se mostram como excelentes veículos utilitários em alguns países, e esta realidade está começando agora a chegar ao Brasil, então, estejamos preparados, para quando tudo voltar ao normal (ou quando se estabelecer um novo "normal"), ou até mesmo para a próxima crise, afinal, vamos ficar só esperando as crises passarem, ou vamos estar preparados para elas?


Fica, Vai Ter Bolo

Eu quero te fazer um convite, quer aprender mais sobre as bicicletas? Fica por aqui, acompanhe as postagens do blog, vou trazer bastante conteúdo sobre as bikes, como dicas de segurança no trânsito e mecânica de bicicletas, novidades e curiosidades sobre este mundo que, acredite, é muito maior do que imaginamos! Me siga no Instagram também: @leandroroedel


A imagem mostra uma bicicleta cargueira em maio aos canteiros de flores da rua 15, em Curitiba, com pessoas usando máscaras de proteção ao fundo

Nenhum comentário: