#6 Corrente da Bicicleta - Limpeza e Lubrificação

Trabalhei alguns anos em oficinas de bicicletas, e um dos problemas mais recorrentes que vi, foi problemas relacionados à limpeza e lubrificação da relação das bikes, por isso, com base nos casos mais comuns, separei algumas dicas que vão te ajudar a não passar por estes problemas.

Ao fazer a limpeza e lubrificação da corrente da sua bicicleta, deve se atentar à alguns detalhes:

1- Não utilizar SPRAYS DESENGRIPANTES, eles causam um efeito inicial onde parecem lubrificar, mas na verdade eles retiram a lubrificação, causando maior desgaste das peças. Tais produtos devem ser utilizados apenas em parafusos e partes de metal que podem sofrer oxidação, nunca na corrente da bicicleta!

2- Para fazer a limpeza da corrente, o ideal é usar algum tipo de solvente, como querosene ou gasolina, que podem ser retirados facilmente com água e sabão. Aplique com auxílio de pincéis ou escovas, se possível fazer a retirada da corrente e deixar de molho. Após feita a limpeza, deve-se retirar restos destes solventes, utilizando água e algum sabão neutro, a permanência de solventes na corrente pode prejudicar a lubrificação.

3- Não utilize graxa na corrente, assim como alguns óleos mais densos, a graxa pode reter muita sujeira, terra, poeira, etc, estes materiais, além de deixarem a corrente com aparência de suja, causam grande desgaste de toda a relação da bicicleta.

4- Para lubrificação, o ideal é utilizar óleos próprios para bicicletas, custam pouco, podem ser utilizados dezenas de vezes, e, principalmente os que possuem cera, vão manter sua corrente lubrificada e limpa por mais tempo, evitando acúmulo de sujeira e desgaste prematuro.

Atente-se também à vida útil da corrente, usar uma corrente desgastada pode te fazer ter que trocar toda a relação em menor tempo do que seria necessário, causando gastos elevados sem necessidade.

imagem mostra corrente da bicicleta sem lubrificação, com oxidação causada pelo tempo

Nenhum comentário: