#7 As Dificuldades da Última Milha

Esta postagem tem o objetivo de levantar uma reflexão sobre o tema de ciclologística, e mostrar o que está acontecendo na área atualmente.
Vale ressaltar que as opiniões dispostas aqui são pessoais minhas, me chamo Leandro Roedel, e sou Diretor Geral da Last Mile Bikers, uma empresa de entregas econômicas que atende Curitiba e Região Metropolitana.

Os clientes deste sistema

Pensando em aspectos gerais sobre o comércio, temos uma "pequena" quantidade de grandes comércios, com sistemas de logística bem desenvolvidos, que oferecem opções de frete baratos nas vendas online, diferente dos comércios locais, que existem em grande quantidade, porém não tem a estrutura desenvolvida para trabalhar com entregas, ficando "reféns" de fretes caros, e mais dependentes da venda presencial, por não ter como competir com os grandes comércios.
Contudo, os tempos estão mudando, e a pandemia do Covid-19 forçou muitos comércios à partirem para as vendas online, amentando a demanda para serviços de entrega, porém, sem muitas opções ainda de entregas econômicas.

Os prestadores de serviço

Agora vendo por outro lado, temos as empresas de entrega, com alguns desafios que muitos não conhecem, as entregas neste ponto são feitas por transportadoras, quando estas oferecem serviço de distribuição local, mas na maioria os comércios locais tem pouca demanda de entregas, e acabam optando pelas entregas avulsas, que tem um "grande potencial de desastre", pois não possuem nenhuma otimização das rotas de entregas, não tem estrutura, e todo o tempo gasto na entrega é custeado única e exclusivamente pelo solicitante (ou repassado ao cliente), resultando em fretes caros, e em muitas vezes, perda de vendas.

A bicicleta como opção

Neste momento de busca por redução de custos, chegamos ao meio de transporte mais econômico, a bicicleta! Porém, ela também traz algumas dificuldades características, como o baixo alcance com eficiência, e o custo alto da hora do ciclista quando não se têm rotas otimizadas.
A solução da Last Mile Bikers para resolver este problema é ter sempre centros logísticos próximos dos pontos de coleta e de entrega, possibilitando que todas as coletas e entregas sejam feitas de maneira eficiente e rápida. Porém, nos deparamos com um sério problema na implantação deste sistema: o crescimento lento da demanda.

Implantação do sistema

O ideal seria ter todo o sistema pronto para iniciar a operação, porém, o custo para estruturar toda a operação numa cidade do porte de Curitiba, seria muito alto, e fora da nossa capacidade de investimento atual. Então como fazer a implantação deste sistema sem altos investimentos? Pois com apenas um ponto de concentração destas rotas, caímos no problema inicial de baixo alcance e elevação do custo da operação. Demais empresas lidam com esta situação trabalhando com uma expansão lenta de aumento de raio, partindo de um ponto central da cidade, a partir do momento que alcançam a sustentabilidade dentro do raio, expandem, seria esta uma maneira eficiente, porém leva a outro grande problema, não resolve a necessidade do cliente!

A real necessidade do cliente

Precisamos para um pouco neste momento para não cair no mesmo problema que outros negócios caíram: "focar na nossa capacidade e esquecer da necessidade do nosso cliente", este é um grande erro que muitos cometem, nosso cliente é o comerciante que precisa entregar seus produtos para a maior região possível, com menor custo possível e da maneira mais prática, não faz sentido nenhum para ele contratar uma empresa que atende apenas um pequeno raio, ainda mais considerando as várias demais restrições que a bicicleta trás, como de peso e volume. 

A solução inesperada

Chegamos à conclusão que para a implementação gradativa deste sistema, precisamos resolver principalmente os problemas no alcance baixo da bicicleta, e no custo alto da entrega unitária. Foi então que notamos que o motivo do custo alto das entregas por motoboy, é o mesmo que causa o custo alto nas entregas de bicicleta: a falta da otimização das rotas, com uma diferença, a moto não perde a eficiência em entregas longas. Claro que a motocicleta tem mais custos com manutenção do que uma bicicleta, e ainda tem o custo com combustível, porém, a otimização das rotas basta para reduzirmos o custo unitário das entregas.

O novo desafio

Parece um efeito dominó, não é? Após decidirmos unir ciclistas e motociclistas num mesmo sistema, nos deparamos com outro problema, que é a baixa demanda em grandes áreas de atuação, para possibilitar a otimização das rotas, para solucionar este problema, estamos partindo para o marketing digital em locais específicos, para gerar demanda em regiões mais restritas, enquanto ampliamos lentamente o atendimento de bike, mas sem deixar de atender nossos clientes em regiões mais distantes.

A jornada do cliente

Além dos desafios operacionais, também temos que lidar com outra dificuldade: apesar da atividade de delivery ser muito conhecida, nosso sistema com otimização não é tão conhecido popularmente, e acabamos tendo dificuldades para ensinar nosso sistema aos clientes, pois facilmente confundem com o sistema tradicional, que acaba sendo mais rápido, porém, tem custo muito mais alto. 

Conclusão

Apesar de ser uma atividade que não é novidade para ninguém, nos deparamos com um pequeno oceano azul, e estamos realizando diversos testes para poder atender da melhor forma possível nossos clientes, assim como melhorar as condições dos nossos entregadores, ao mesmo tempo que ampliamos a estrutura, com intenção de reduzir custos operacionais e ampliar nosso serviço com qualidade, eficiência, implementando inovações tecnológicas ao setor e oferecendo um serviço de alto nível para o comércio local.





Um comentário:

ciclistajosefelix disse...

E um desfio real muitos tentaram e poucos conseguiram abranger uma grande area mas td e possivel se achar a maneira correta de fazer